
24 – 29 Julho 2025
Residência Artística Notações sobre gestos de um corpo orante
João Farelo e Teresa Luzio Morais
A residência implicou uma vivência com a vida diária das Monjas de Belém, pela partilha dos momentos litúrgicos de oração na capela. A particularidade do lugar onde se situa o Mosteiro de Nossa Senhora do Rosário (Vale Côvo) convoca a um silêncio interior, tão necessário para a oração e para a criação artística.
Os corpos das monjas de Belém, de vestes brancas — ora troncos, ora rochas — elevam preces como chamamento e adoração a Deus. Ao deixarmo-nos atravessar pelas suas vozes e gestos, múltiplas experiências se sobrepõem e revelam. Descobre-se que o silêncio oriundo dos cânticos nos abre a algo que é da ordem do mais humano em nós: da ordem do corpo. As Monjas de Belém, a graça do lugar e o início de um trabalho coletivo de pesquisa e criação artística permanecem naqueles que guardam o primeiro sopro deste silêncio habitado
Notações sobre gestos de um corpo orante é o título que anuncia um conjunto de práticas de escuta, desenho, movimento e escrita — cultivadas ao longo de cinco dias no Mosteiro de Nossa Senhora do Rosário — e que se desdobrará em outros momentos de oração e criação.